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PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO

Ainda tem muita história que desconhecemos dessas instituições. Agora, para saber mais, você precisa pesquisar.
Assim como você aprende enquanto brinca você também aprende enquanto pesquisa e pode ser tão divertido ou mais.

      PESQUISAR NA BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA

LIMA, Maria Cristina Garcia. Nos trilhos da história das instituições educativas: Escola Profissional Fernando Guimarães (1941-1970). Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2016.

 

O embarque nesta “viagem” teve como principal objetivo produzir a história da Escola Profissional Fernando Guimarães, abrangendo o período de sua existência, 1941 a 1970, como representante da primeira fase da educação profissional na cidade de Santos Dumont, Minas Gerais. Refiro-me ao ensino ferroviário, uma das primeiras expressões do ensino industrial no Brasil, sendo o foco a história das instituições educativas ferroviárias e o locus a referida escola. A partir da identificação da origem da criação da instituição, focalizando as circunstâncias históricas, identificando os saberes ali desenvolvidos e descrevendo a organização dos tempos e dos espaços escolares, foi possível destacar as permanências e mudanças ocorridas ao longo de seu ciclo de vida, que caracterizaram seu desenvolvimento e sua identidade histórica. Buscou-se problematizar sua trajetória, no sentido de compreender a
organização escolar, tais como: seleção e origem de alunos, qualificação dos professores e servidores, estruturação curricular, entre outros. Ao longo das “estações”, por meio dos documentos disponíveis no acervo da EPFG foi possível identificar quais sujeitos faziam parte do cenário institucional, entre alunos, professores e instrutores, mantendo-se um mesmo perfil ao longo de sua existência. Foram identificadas as rotinas administrativas que eram adotadas e como as regulamentações oficiais eram praticadas, mesmo que a carência de fontes não tenha possibilitado maior riqueza de detalhes. Analisando o cotidiano da instituição, percebe-se que sua organização sempre primou pela ordem e disciplina, realçadas pelos entrevistados e nas práticas escolares, percebido por meio dos documentos e dos registros nas atas. Para a realização da leitura e análise das fontes elencadas, os estudos sobre a história das instituições educativas foram a base do referencial teórico desta pesquisa. Para tal, destacam se as contribuições de Justino Pereira Magalhães, a principal referência, Décio Gatti Júnior. Ester Buffa, Paolo Nosella, entre outros. Os estudos realizados possibilitaram compreender que, mesmo fazendo parte de um conjunto de escolas que deveriam seguir a proposta estabelecida pela Estrada de Ferro Central do Brasil, a EPFG construiu sua própria história, destacando-se como uma instituição que tinha como finalidade a formação de mão de obra
para a ferrovia.
Palavras-Chave: História das instituições educativas, ensino ferroviário, cultura escolar.

SILVA, Paula Souza da. Memórias da Educação Profissional no IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont: uma proposta de museu virtual como contribuição à formação humana integral. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Tecnológica) – Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus. Rio Pomba: IF Sudeste MG, 2020.

 

Objetivou-se com este trabalho contribuir com a formação humana integral dos discentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont por meio da disponibilização de um Museu de Memórias virtual. O Museu de Memórias proposto como produto educacional deste trabalho, é uma plataforma digital para
visitação de itens históricos (fotografias, objetos, instalações, dentre outros) de todas as escolas de educação profissional que funcionaram no espaço onde atualmente está a sede do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont. Para isso, adotou-se para o desenvolvimento dessa pesquisa e do seu
produto educacional uma metodologia de natureza aplicada com uma abordagem qualitativa que se iniciou com uma revisão bibliográfica sobre a utilização de memórias escolares em prol da formação humana integral de discentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em seguida, foram identificados e analisados 26
(vinte e seis) museus virtuais de memórias já existentes com o objetivo de conhecer características e recursos a serem incorporados ao Museu de Memórias do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont. Ao mesmo tempo, foram identificados itens memoráveis disponíveis no referido campus que pudessem contribuir com a construção do Museu de Memórias e com a formação do seu acervo, conforme sua
relevância para a narrativa adotada, sua historicidade e sua conservação. Após a catalogação desses itens foi aplicado um primeiro questionário aos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, concomitante/subsequente, vespertino, com entrada no primeiro semestre de 2019 (2019/I) de modo a verificar a relação dos
mesmos com os museus, com a história do Campus Santos Dumont e com a formação humana integral. De posse destas informações, partiu-se para a construção e hospedagem do Museu de Memórias do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont, que posteriormente foi apresentado aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, por web conferência, para futura avaliação. A avaliação do Museu de Memórias foi realizada com vistas a verificar sua operacionalidade (por meio de questionário eletrônico) e seu potencial em alcançar os objetivos a que se propõe (por meio de um grupo focal). Assim, verificou-se que a frequência de visitação a museus, principalmente os virtuais pelos estudantes é baixa e que existe a consciência sobre a importância tanto dos espaços culturais e quanto dos Institutos Federais para a formação humana integral dos mesmos. Desta forma, considera-se que o Museu de Memórias é uma fonte de ciência, cultura e de história da educação profissional, fomento para pesquisas como
práticas pedagógicas e com potencial para contribuir com a formação humana integral dos discentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont.
Palavras-chave: Resgate histórico. Espaço não formal. Educação Profissional.